Em atualização.
Em atualização.
Em atualização.
Em atualização.
Em atualização.
Em atualização.
Semana de sensibilização para os Cuidados Paliativos Neonatais, Secção de
Neonatologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria – workshop “Cuidados Paliativos
Neonatais” e palestras da Prof Anita Catlin em Lisboa, Porto, Coimbra
I Jornadas de Cuidados Paliativos Pediátricos (organização da Liga Portuguesa Contra o Cancro com GdT-CCP-SPP e GAP-APCP), Lisboa.
Lançamento da Plataforma cuidandojuntos.org.pt
1ª edição da Brochura “CPP – cuidar / proteger / partilhar: informação para cuidadores” (GdT-CCP-SPP e GAP-APCP)
Criação da Unidade Curricular Opcional de Cuidados Paliativos Pediátricos para os alunos do 5º ano da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa (mestrado integrado em Medicina)
Recomendação parlamentar (iniciativa CDS-PP/PSD) ao Governo para que reforce o estudo das necessidades e devidas respostas no âmbito dos Cuidados Paliativos Pediátricos e que implemente as medidas necessárias à disponibilização efetiva desses cuidados no nosso País (aprovada por unanimidade).
Nomeação do Grupo de Trabalho de Cuidados Paliativos Pediátricos, na dependência do gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Dr. Fernando Leal da Costa (Despachos 8286-A/2014 e 8956/2014; extinto 31 dezembro 2014).
Criação do Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados Integrados Pediátricos na dependência da ACSS (Despacho 11420/2014; extinto 31 dezembro 2014).
Reunião “Cuidar a criança e o jovem com necessidades paliativas – a visão das famílias e a dos profissionais” (organização GdT-CCP-SPP e GAP-APCP),
Criação do Grupo de Trabalho de Cuidados Continuados e Paliativos da Sociedade Portuguesa de Pediatria (GdT-CCP-SPP).
Criação do Grupo de Apoio à Pediatria da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (GAP-APCP)
Reunião “Cuidados Paliativos Pediátricos – uma reflexão: que futuro em Portugal?” (organização GdT-CCP-SPP e GAP-APCP), Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (link)
Tríptico “Cuidados paliativos pediátricos 2013” (GdT-CCP-SPP e GAP-APCP) (link)
1ª edição da Pós-graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Projeto “Cuidar dos Cuidadores na Paralisia Cerebral” –Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral, aprovado pelo Programa Operacional para o Potencial Humano e implementado durante o ano de 2014 (em 12 das 16)
Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (UMAD – Fundação do Gil), Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de São João, Porto
Inclusão de elementos ligados à Pediatria na constituição do Grupo Interdisciplinar de Acompanhamento à Pessoa com Necessidade de Cuidados Paliativos, Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros (2012-2014)
1º Curso básico de cuidados paliativos pediátricos da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Lisboa.
Tradução para português de dois documentos fundamentais para a compreensão e divulgação do tema:
- Cuidados paliativos para recém-nascidos, crianças e jovens – os factos
- Normas para a prática de cuidados paliativos pediátricos na Europa
Projeto Arco-íris da ACREDITAR (Associação de Pais e Amigos das Crianças com Cancro) – voluntariado no domicílio para famílias acompanhadas no CH São João e no IPO Porto.
Curso “O processo de investigação em ética e cuidados paliativos pediátricos”, Gabinete de Investigação em Bioética da Universidade Católica Portuguesa, Porto.
1º Congresso Internacional em Cuidados Paliativos Pediátricos, Universidade Católica Portuguesa, Instituto de Bioética, Porto.
Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (UMAD – Fundação do Gil), Hospital de Dona Estefânia, Lisboa.
Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (UMAD – Fundação do Gil), Serviço de Pediatria do Hospital Fernando Fonseca, Amadora.
Grupo de dinamização para os cuidados paliativos neonatais, Unidade de Neonatologia do Hospital São Francisco Xavier, Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, Lisboa
Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (UMAD – Fundação do Gil), Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria, Lisboa
1ª equipa multidisciplinar intra-hospitalar, nível 2, Serviço de Pediatria do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian).
Estudo “Cuidados Paliativos em Pediatria”, Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa (2005-2009) (bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian).