As mais recentes estimativas indicam que atualmente o cancro atinge 1 em cada 3 pessoas. As previsões apontam para que dentro de 30 anos haverá um aumento da doença e 1 em cada 2 pessoas pode vir ser afetada por esta patologia. Apesar deste aumento, prevê-se também uma evolução positiva nos tratamentos, com aumento significativo da taxa de sobrevivência.
Durante os longos períodos de tratamento oncológico, uma nutrição adequada assume um papel essencial, uma vez que contribui para que o organismo disponha dos recursos necessários para fortalecer as suas defesas e para manter níveis de energia adequados, contribuindo para uma reação favorável para ultrapassar os efeitos não desejáveis dos tratamentos.
Esta é a resposta que procuramos dar neste projeto NUTRIÇÃO ONCOLOGICA.
A alimentação adequada pode:
- Contribuir para uma maior tolerância aos efeitos dos tratamentos;
- Melhorar a sensação de bem-estar;
- Ajudar a manter a força e energia;
- Ajudar a controlar a sintomatologia associada à doença e aos tratamentos;
- Prevenir a perda de peso associada à doença e/ou tratamentos;
- Contribuir para a preservação da massa muscular e manutenção de um peso saudável;
- Prevenir carências de nutrientes específicos;
- Diminuir o risco de infeções
Foi com este conceito, propósito e premissa que a aTTitude criou este projeto.
1. Capacitar profissionais, cuidadores, familiares e doentes
Capacitar profissionais, cuidadores, familiares e doentes, sobre a alimentação que a cada momento melhor se adapta às necessidades, tolerância e ao gosto do paciente em tratamento oncológico.
2. Promover literacia em saúde
Disponibilizar através do livro, do site e dos workshops, ferramentas que contribuam para o desenvolvimento de:
Competências básicas em saúde que facilitam a adoção de comportamentos protetores da saúde e de prevenção da doença, bem como o autocuidado.
Competências do doente para se orientar no sistema de saúde e agir como um parceiro ativo dos profissionais.
Competências como consumidor para tomar decisões de saúde na seleção de bens e serviços e agir de acordo com os direitos dos consumidores.
Competências como cidadão através de comportamentos informados
3. Desenvolver protocolos e parcerias
Parcerias com todas as instituições/associações/entidades que tenham interesse direto/indireto no desenvolvimento desta área em Portugal, de forma a potenciar a causa através da cooperação conjunta.
Este projeto desenvolve-se em:
Lançamento dos livros de RECEITAS DELICIOSAS.
Este livro foi fruto do trabalho de uma equipa técnico científica de renome, que reuniu e elaborou os conteúdos especializados e definiu as linhas orientadoras para que um grupo de prestigiados Chefs criassem as suas receitas. A a contribuição criativa e generosa destes conceituados Chefs, permitiu criar 87 receitas muito práticas equilibradas e agradáveis, pensadas para que a alimentação do doente oncológico em tratamento possa ser um elemento mais positivo na sua vida.
O livro conta também com um capítulo de recomendações sobre nutrição (para doentes oncológicos) e de uma série de considerações sobre como tentar minimizar os efeitos secundários dos tratamentos.
A segunda etapa do projeto pretende disponibilizar informação, através desta plataforma online, realizar workshops, dirigidos a cuidadores, doentes e profissionais, com a presença da nutricionista e de um Chef.
Falta nomes da equipa ???????????????????
No decurso dos tratamentos e após cada “ciclo” de quimioterapia os doentes habitualmente apresentam falta de apetite, enjoos, obstipação e mesmo repugnância por certos alimentos. Neste momento a nutrição assume um papel essencial. Contribui para que o organismo disponha dos recursos necessários para fortalecer as suas defesas e manter os níveis de energia necessários para superar as dificuldades.No decurso dos tratamentos e após cada “ciclo” de quimioterapia os doentes habitualmente apresentam falta de apetite, enjoos, obstipação e mesmo repugnância por certos alimentos. Neste momento a nutrição assume um papel essencial. Contribui para que o organismo disponha dos recursos necessários para fortalecer as suas defesas e manter os níveis de energia necessários para superar as dificuldades.
- O que ingerir para garantir o equilíbrio nutricional?
- Existirá uma alimentação mais adequada para melhor tolerar os efeitos indesejáveis do tratamento oncológico?
- Que fazer para ultrapassar as alterações do palato?
Reunimos num livro alguns princípios básicos da nutrição oncológica, e disponibilizamos um leque de receitas pensadas e preparadas para ajudar a ultrapassar os sintomas ou efeitos secundários mais comuns decorrentes dos tratamentos.
Esperamos que cada doente consiga encontrar a alimentação que a cada momento mais se adapta às suas necessidades, tolerância bem como ao seu gost