Rua Xavier Araújo Loja 6 D Lisboa, Portugal

Fazer o bem pelo bem

aTTitude IPSS
Sobre nós
A Associação
A aTTitude, Associação de Solidariedade Social IPSS, foi formalmente fundada em Setembro 2014 por Bibi Sattar Marques e Francisco Marques.
O primeiro projeto, Quarteto Gastronómico – degustar por uma boa causa, foi idealizado e estruturado em 2013, tendo como base a necessidade de fomentar iniciativas de recolha de fundos solidários em Portugal.
Equipa

Conceição Zagalo
João César das Neves
Leopoldo Matos Cunha

Presidente: Francisco Marques

1º Secretário: Carla Martinho Esteves
2º Secretário: Pedro Torres

  • Presidente: Bibi Nafissa Abdul Sattar Marques
  • Tesoureiro: Ricardo Alexandre Pereira Serra de Magalhães Corrêa
  • Secretário: Sandra Pais
  • Sistemas de informação: Jorge Vaz
  • Presidente: Paulo Paixão
  • Vogal: Mohamed Amin Ibrahim
  • Vogal: Carlos Pais
Cuidados Paliativos Pediátricos
  • Coordenador: Cândida Cancelinha
História
2014
I edição do Quarteto Gastronómico

Quatro jantares, cinco Chefs Estrela Michelin e quatro dos melhores hotéis de Portugal. Os fundos angariados reverteram a favor da APGES (Plataforma Global de Apoio aos Estudantes Sírios), iniciativa da responsabilidade do ex-Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio.

2015
Nutrição Oncológica

Com o objetivo de colmatar algumas necessidades evidentes no nosso país no acompanhamento nutricional de doentes oncológicos surge o projeto Nutrição Oncológica.

 

É lançada a plataforma online “Vamos Cuidar”. Esta plataforma destina-se a capacitar profissionais, familiares e cuidadores de crianças portadoras de doenças graves, bem como dinamizar iniciativas de sensibilização da comunidade para as carências que existem no nosso país em Cuidados Paliativos Pediátricos.

Estabelece-se a parceria com a International Children Paliative Care Network, e seguindo os passos da iniciativa #HatsOn4CPC, é lançado o desafio do dia do “Chapéu com aTTitude”.

Publicação do primeiro livro da Coleção aTTitude, “Receitas Deliciosas para Doentes Oncológicos em Tratamento” que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, e com o apoio da Liga Portuguesa Contra o Cancro e da Sociedade Portuguesa de Oncologia.

2016
O Projeto Vamos Cuidar

A aTTitude apoia o projeto Academia Móvel, Informática + Perto, uma parceria da Delegação da Cruz Vermelha da Costa do Estoril e da Câmara Municipal de Cascais, renovando o equipamento informático de uma unidade móvel, destinada a facilitar o acesso da população sénior às novas tecnologias de informação e comunicação.

O Projeto Vamos Cuidar atribui 20 bolsas de formação avançada em Cuidados Paliativos Pediátricos, a profissionais de saúde de 6 hospitais públicos de referência nacional, a fim de promover a implementação de equipas especializadas em Cuidados Paliativos Pediátricos.

II Edição dos Chapéus com aTTitude.

II Edição do Quarteto Gastronómico acontece em novembro e desta vez os fundos angariados reverteram para a instituição “Make a Wish”.

2017
Lançamento do projecto aTTitude 3D

Lançamento do projecto aTTitude 3D – Robótica Educativa. Este projeto visa melhorar o desempenho dos alunos e combater o abandono escolar precoce.

Lançamento do segundo livro da Coleção aTTitude: Estrela Watoto. Uma história baseada em depoimentos reais de crianças sob cuidados paliativos.

III Edição do Quarteto Gastronómico, que abraçou o tema da Educação. Os donativos angariados nos dois jantares foram destinados a dois projetos: Plataforma de Apoio a Estudantes Sírios (APGES); e à aTTitude 3D – Robótica Educativa

2018
SummerSchool aTTitude3D

I Edição da SummerSchool aTTitude3D, no âmbito do projecto aTTitude 3D. Durante 20 dias, 55 jovens entre os 12 e os 18 anos, e 14 Mentores voluntários, partilharam experiências e debateram o tema: Profissões do Futuro e Future Skills.

Inauguração da Sala aTTitude 3D, na Escola Secundária da Portela, seguindo as recomendações da “Future Classroom Lab” e da European Schoolnet.

III Edição dos Chapéus com aTTitude com a participação de 37 Escolas. Crianças e adultos demonstraram o seu apoio à Causa dos Cuidados Paliativos Pediátricos.

2019
aTTitude faz o seu rebrand

2020
Disponibilização o Tutorial e Folheto COVID 19.
2021
Tutoriais para cuidadores informais em cuidados paliativos pediátricos

Para assinalar o Dia Mundial da Criança, que se celebra a 1 de junho, a aTTitude IPSS, com o apoio da SIC Esperança, disponibiliza 19 tutoriais de apoio aos cuidadores informais de crianças em situação de cuidados paliativos pediátricos. Atividades da vida diária, utilização de dispositivos, a comunicação de más notícias, controlo de sintomas, gestão de perda e luto, são alguns dos temas explorados nestes tutoriais.