Rua Xavier Araújo Loja 6 D Lisboa, Portugal

Educar. Ensinar. Integrar.

Utilização de robots, como material pedagógico, com o objectivo de aproveitar a curiosidade dos alunos dirigindo-a para descoberta e apreensão de conceitos nas áreas da Física e da Química, Matemática e Informática.
O projeto
O insucesso e o abandono escolar precoce continuam a ser fenómenos preocupantes em Portugal.

Indicadores recentes mostram que os percursos escolares marcados pelas retenções se iniciam em níveis educativos muito precoces (2º ano do 1º ciclo do ensino básico) e se vão acentuando à medida que avança a escolaridade.
A retenção e o abandono distribuem-se pelos diversos ciclos do Ensino Básico, com principal evidência no 2.º Ciclo e 3.º Ciclo, sendo mais expressivos nas-transição de ciclo.
No 6.º ano, a taxa de retenção duplica, seguido do 9.º ano, do 7.º ano, do 2.º ano e do 5.º ano.

O Projeto aTTitude 3D surge para melhorar o desempenho dos alunos e combater o abandono escolar precoce provocado pelo insucesso escolar.

Objetivos do projeto
Promover o sucesso escolarEstimular o processo de ensino/aprendizagemPromover o desenvolvimento particularmente no campo do pensamento crítico, resolução de problemas, cooperação nas aulas, práticas de comunicação.

O princípio orientador deste projeto educacional é baseado numa escola que:

Garante a igualdade de oportunidadesAceita a diversidadeAtende às necessidades de todos os estudantesPromove uma cultura de rigor e responsabilidade, elevando acima de tudo a qualidade da educação

O projeto aTTitude 3D tem como objetivo combater o insucesso escolar, através de uma abordagem a três dimensões: aTTitude Classrooms, Robótica Educativa, Mentoring aTTitude3D.

Attitude Classrooms

As salas de aula aTTitude são inspiradas no modelo Future Classroom LAB, baseada nas recomendações da European School Net, adaptada às particularidades de cada escola e às atividades aí desenvolvidas.

Robótica educativa

A robótica educativa é cada vez mais uma estratégia de aprendizagem capaz de promover a autoaprendizagem e envolver professores e alunos em atividades de pesquisa. Valoriza o trabalho cooperativo, interdisciplinar e capacidade de resolução de problemas. O aluno procura soluções para problemas, constrói e reinventa.

O seu uso na sala de aula permitirá aos alunos desenvolver atividades interdisciplinares na sua área de interesse, aumentando a motivação para a aprendizagem e desenvolvimento de competências várias. A robótica educativa proporciona aos alunos o desenvolvimento de competências como : · Raciocínio lógico, pesquisa e compreensão · Criatividade, representação e comunicação · Relações interpessoais · Habilidades manuais · Aprender com os erros.

Mentoring Attitude 3D

Mentoring ou Mentoria, é a relação que surge entre alguém experiente e alguém iniciado no mesmo caminho. O mentor é alguém que inspira, encoraja, mostra as pedras do caminho, mas também a beleza da estrada, porque tem a “experiência do viajar”. Não define os caminhos, partilha as suas experiências da estrada.

Os programas de Mentoring aTTitude3D vão permitir aos alunos o contacto com profissionais de diferentes sectores, dando-lhes a possibilidade de complementar a sua formação académica com uma perspetiva do mundo profissional. O objetivo é promover a partilha de experiências, estimular nos jovens a procura do êxito e a prossecução de objetivos. Neste programa combina-se Mentoring com Responsabilidade Social Corporativa e Voluntariado.

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