Rua Xavier Araújo Loja 6 D Lisboa, Portugal

Formar e Informar.

Capacitar Familiares, Cuidadores, e Profissionais que lidam com Crianças com cuidados paliativos pediátricos de doenças graves e complexas.
Sabia que lidar com uma doença crónica complexa é menos difícil se puder contar com apoios especializados?

Atualmente, existem já 7 equipas especializadas em Cuidados Paliativos Pediátricos, no Porto, Coimbra e Lisboa (Equipas Intra-hospitalares de Suporte em Cuidados Paliativos Pediátricos). Os seus contactos estão disponíveis em

https://www.sns.gov.pt/sns/cuidados-paliativos/unidades-de-cuidados-paliativos/

Além disso, em outros hospitais com serviços de Pediatria, está disponível médico, enfermeiro e/ou outros profissionais que podem ser elementos de ligação aos CPP.

Fale com a sua equipa de saúde para a ajudar a encontrar a melhor solução para o seu caso.

Agrupamento de centros de saúde

muitos dispõem de equipas de apoio domiciliário, por isso fale com o seu médico ou enfermeiro de família. Dependendo da idade e da patologia da criança, a equipa poderá eventualmente disponibilizar-se para colaborar nos cuidados.

ECCI

Equipas de Cuidados Continuados Integrados – equipas multidisciplinares da responsabilidade dos cuidados de saúde primários e das entidades de apoio social, que podem prestar apoio domiciliário a crianças com necessidade de cuidados mais complexos e necessidade de vigilância clínica mais regular, em articulação com a equipa assistente.

SNIPI – Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância

O SNIPI tem a missão de garantir a Intervenção Precoce na Infância (IPI), entendendo-se como um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança (até aos 6 anos de idade) e na família, incluindo acções de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da acção social.

Unidades móveis de apoio domiciliário da fundação do Gil

resultam de uma parceria entre a Fundação do Gil e os Serviços de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital Dona Estefânia, Hospital Fernando Fonseca e Centro Hospitalar de São João. A possibilidade da sua intervenção depende da complexidade da situação e da avaliação feita pela equipa que acompanha primariamente a criança.

Projeto Arco-Íris da Acreditar

para as crianças com cancro das zonas de Lisboa e Porto, a ACREDITAR disponibiliza um serviço de apoio domiciliário, feito por voluntários treinados e com experiência hospitalar. Este suporte é disponibilizado às famílias que o aceitem, após identificação da necessidade pelas equipas de saúde.