Foram consideradas dentro da sala de aula 6 zonas de trabalho distintas, e que se destinam a momentos de ensino e aprendizagem diferentes.
O professor tira partido deste espaço para promover através da integração da tecnologia uma maior interação dos alunos no processo de aprendizagem. Os alunos partilham conhecimento, e reorganizam-se no espaço.
Os alunos são encorajados a explorar e descobrir por si mesmos. Desenvolvem uma maior autonomia face ao professor, tornando-se cada vez mais agentes ativos em vez de ouvintes passivos no processo de ensino-aprendizagem.
Surge uma zona de aprendizagem informal e de autorreflexão. Os alunos trabalham de forma independente, ao seu próprio ritmo, usando dispositivos (netbooks ou tablets) para acesso a recursos online e a ambientes virtuais de aprendizagem
A apresentação dos trabalhos perante uma audiência é contemplada com regularidade no planeamento das aulas, acrescentando uma dimensão mais comunicativa à aprendizagem do aluno.
Tendo em vista uma aprendizagem cada vez mais baseada em projetos, pretende-se que os alunos sejam capazes de trabalhar em grupo: não só de criar conteúdo, mas de investigar, analisar e apresentar o seu trabalho nesta perspetiva colaborativa.
Procura-se estimular nos alunos a capacidade de planear e produzir o seu trabalho, por exemplo, um conteúdo digital, um programa de robótica ou uma apresentação pública. Os alunos deverão ser criativos, interpretar, analisar e criar.
1. Estimula e promove o desenvolvimento de competências relevantes especialmente no campo do pensamento crítico
2. Cria a necessidade da procura de conteúdos e competências, invertendo o que é geralmente o padrão tradicional de ensino, onde o conhecimento (conceitos e procedimentos) são transmitidos e aprendidos antes da sua aplicação
3. É dado espaço para que cada formando desenvolva escolhas, aumentando assim o sentido de co-responsabilidade pela aprendizagem.
A primeira sala de aula aTTitude 3D foi inaugurada na Escola Secundária da Portela e Moscavide em Setembro 2018, após uma profunda obra de reabilitação e aprovisionamento numa antiga sala de Oficinas Manuais.
No ano letivo de 2018 – 2019, a sala terá uma taxa de utilização de 90%, sendo utilizada por alunos do 7ª ao 12ª ano. Serão lecionadas as disciplinas de Matemática, Português, Filosofia, História, Ciências da Natureza, Físico-química, IT. Pretende-se que a ocupação da sala seja de 100% no ano 2019-2020.
Esta é uma sala aberta à comunidade, e que fora do horário escolar outras atividades aqui decorram. Vamos deste modo assegurar a sustentabilidade da sala.